o chapéu vermelho e o chapéu azul

- tu nunca soubestes partilhar coisa alguma , se o mais sábio dos primatas não houvesse te escolhido , esta aviltante barbárie não teria tomado conta do mundo! Teu egoísmo cego destruiu um dos sentimentos mais nobres do homem: a solidariedade! Os sucessores de Adão apenas acumulam tesouros e compram !

Porém , antes que o chapéu vermelho prolongasse seu ardente discurso , o chapéu azul interrompeu-lhe num surto de fúria:
- Quantas mentiras impudicas ouço de tua parte , nobre amigo vermelho , pois que tu não cumpriste as promessas de uma sociedade paradisíaca , o extermínio das distinções sociais entre os homens ! No entanto , criaste uma casta de homens privilegiados e um governante com tantos poderes quanto um rei absolutista , e não foram os teus imaculados heróis que prenderam e mataram aqueles que puseram o injusto chapéu azul nas cabeças! Tu esqueceste também de mencionar seus tribunais escusos que parecem ter sido mais sanguinários que o de Robespierre!

Após escutar pacientemente as queixas do chapéu azul , o vermelho assumindo uma postura épica respondeu-lhe:

- oh quantas palavras difamatórias e injuriantes acabo de escutar! Nunca prometi uma sociedade sem divisões sociais , esta sociedade idílica foi criada pela cabeça dos homens , escrita em papéis cujo único fim é cobrir-se de poeira com o decorrer do tempo! Escreveram anarquias , socialismos e comunismos como um poético pretexto para derramar sangue e fazer suas infrutíferas  revoluções ... Não fui eu que prometi "liberdade ,igualdade e fraternidade" isso é lá com aqueles filósofos burgueses ! Eis ai três palavras que espalharam sangue como poucas vezes se viu na história da humanidade e não tenho nada a ver com isso!

O chapéu azul não se conteve diante do desabafo do seu companheiro de cor diferente e replicou:
- Seus projetos ilusórios de igualdade social e volta ao comunismo primitivo fracassaram e sei que não tens culpa alguma nisso , pois foram esses filósofos que escreveram coisas insuportáveis à natureza humana . O homem é um ser incapaz de suportar a ausência de distinções sociais , necessita estar acima ou abaixo de outro para se sentir organizado em sociedade . Nem mesmo os índios fogem da indestrutível matemática social da hierarquia , pois como se dá com o branco civilizado   também entre os cândidos nativos das américas havia chefes e subordinados e o corroído argumento da inexistência de produção de excedentes não purifica o sangue das flechas! Tu sabes que é puro sisifismo acreditar que algum dia um rei se despojará de sua coroa e de súditos curvados por sua causa . Portanto não precisamos discutir sobre a cabeça dos homens e meter-nos a tentar compreender suas ocas filosofias, pois nossa tarefa é simples : decorar suas pensantes cabeças!                

Comentários

Postagens mais visitadas