A loucura e a razão

-  Tu concebestes grandes civilizações , religiões , as diferentes formas de estado , a roda , o trem , o avião , o computador e tantos outros feitos , mas há sangue e loucura por todas as razões da humanidade !

- Tu te orgulhas de tantas filosofias e ciências que já não cabem nos livros , dessas teorias ocas que preenchem todos esses calhamaços destinados a poeira e as baratas , enquanto me acusa de todo o caos entre os seres de barro , de destruir a ordem das coisas , de germinar o ódio ,  de provocar revoltas ...

Após esse pequeno discurso da loucura , a razão em tom pacífico, replicou:

- Sempre preferiste a desordem , a ruptura , a revolução ! Tu maculaste com a rebeldia do caos o único ser provido de inigualável intelecto  entre todos os seres do reino animal criado para gerar ordem e organização . Sua única tarefa sempre foi demolir tudo que com grande esforço levei grande tempo para edificar ! Nunca aceitou a ordem natural das coisas , sempre contestando a razão da distinção entre pobres e ricos , conquistadores e conquistados , fortes e fracos e parece que te orgulhas muito de suas transformações , mudanças e revoluções na sociedade que julgas como injusta. Mas não se esqueça que tu também derramaste sangue , pois todas essas  revoluções que fizeste ao longo da história em busca do seu indestrutível sonho da justiça tinham soldados , espadas e fuzis , portanto , a loucura apesar de sua pretensa pureza também mata!   

A loucura , interrompendo o pacato monólogo da razão inflamou-se :

-  Então me acusas de destruir a insana ordem das coisas ! Tu me imputas o crime da justiça e igualdade entre os homens , da queda dos homens de coroa que se refestelavam com orgias e condenava  o pobre camponês a uma vida miserável e inglória , o que te parece organização a mim parece injustiça , mas se a razão é injusta , sobrou-me a única opção de buscar a justiça ! E aqui também não me importam os métodos que sejam utilizados para alcançar a justiça , mas que seja atingida !  

A razão , levemente irritada com a loucura respondeu-lhe:

- tu confundes estado com seus delírios quiméricos de uma sociedade sem distinção social entre os homens , minha função é fazer com que a humanidade esteja organizada , não me compete estabelecer os critérios dessa organização nem tampouco sentenciar isto como sendo bom e aquilo como sendo mau , portanto , meu trabalho não consiste em avaliar se há pobres que sofrem e ricos que oprimem , não fui concebido para tais questões e desconheço o que seja justiça ou injustiça , limito-me a cumprir apenas aquilo que me cabe : labutar incansavelmente a fim de que a espécie homo sapiens alcance sua irreprochável superioridade no reino animal ! Nunca tive tempo para divagar sobre necessidades de mudanças sociais e toda essa verborragia de sociedade igualitária . Acredito sinceramente que nossa discussão não trará nenhum avanço a uma humanidade cansada de discutir , pois o que não falta na humanidade são razões e loucuras para construir e demolir , concordar e discordar , falar e silenciar...  

Comentários

Postagens mais visitadas