O casamento

- Quero  conhecer esse teu namorado , por que ainda não o trouxeste aqui para que sua mãe possa conhece-lo e vendo-o quem sabe aprova-lo ? Não quero minha filha metida com qualquer desses moleques sem eira nem beira !
A filha com um tom entre respeitoso e desconfiado rebateu-lhe:- já lhe disse que José é homem letrado , formou-se em direito e ocupa um cargo público , além do mais , ele não é um moleque , já é homem feito !

A mãe , que não pareceu acreditar completamente nas palavras de sua única filha , replicou:
- traga-me aqui o rapazote e eu te direi se és um homem para ti , pois não estou disposta a criar netos de mãe solteira largada às traças por um moleque desses que se acha à qualquer esquina! Quero para ti um homem de anel no dedo e que tenha um emprego respeitável !

- Boa noite Sra...  , Soube que estavas ansiosa para conhecer-me e então vim! José observava todos os cantos daquela humilde casa , a pintura decrépita maculada com toda sorte de manchas dava um aspecto encardido e sujo ao lugar ; notou um daqueles calendários pendurados na parede , daqueles que se ganham como brindes de empresas , além da mesa e das cadeiras de uma madeira escura e fora de moda inconvenientemente postas na sala, que somadas àquele sofá desgastado formavam um cenário canhestro...

- Boa noite sr. José ! Sinto-me honrada e feliz de tê-lo em minha casa, pois já há algum tempo que tu estás na...morando a minha filha não é? Tu bem sabes que nos dias de hoje as mães devem zelar pelo destino de suas filhas , pois que há muitos homens desonestos e canalhas por ai e não quero que minha filha tenha a mesma sorte que a minha , consegues me entender não é meu filho?

José , então, num tom que exalava calma e polidez respondeu-lhe:
- oh quanto a isto não te preocupes sra. ! Pertenço a uma família que me educou dentro dos valores cristãos e pude estudar em bons colégios  e tornei-me assessor de assuntos jurídicos e administrativos do secretaria de assuntos extraordinários !

A velha então , com olhos fulgurantes , tentava decifrar o que significava um emprego de nome tão extenso e pomposo ... Devia ser mesmo um cargo de enorme prestígio, com um nome tão complicado , pensava consigo mesma que se tratava de um "doutor" , embora na suas roupas faltava-lhe o sapato lustroso e a calça impecável de linho , pois vestia-se com calça jeans e calçava um par de tênis...

José , que já aparentava cansaço depois do longo interrogatória da sra.. aguardou que ela terminasse qualquer frase que descrevia as infindáveis qualidades de sua filha e com cortesia disse à velha que tinha deixado trabalhos importantes para terminar ...

A filha que estava na cozinha preparando café veio juntar-se a mãe para levar o "doutor" até a porta , parecia agora um tanto nervosa e quando a mãe abriu a porta estremeceu-lhe  o corpo inteiro ...

- Onde está o teu carro sr. José ? O jovem rapaz gaguejou alguma coisa ... A velha senhora perguntara de novo: - Onde está o teu carro ? José e a filha entreolharam-se ruborizados ...

- José caminhava em direção a uma bicicleta e a sra. revoltou-se contra o rapazote :

- Como pode um assessor de sei lá o quê meter-se numa bicicleta e tentar passar por "doutor" ! Tu não és um homem para minha filha , nunca vi nenhum homem respeitável meter numa bicicleta ! Se foste um verdadeiro "doutor" ou mesmo um desses rapazotes com um cargo público qualquer teria pelo menos um carro ! Não quero minha filha metida com pobretões como tu! E olhando enfurecida para a filha ordenou-lhe que fosse para o quarto e voltando novamente para o rapaz atirou-lhe mais um punhado de ofensas ...

- Tu não passas de um zé-ninguém , um desses moleques que não tem onde cair morto , quero minha filha casada com um "homem de bem" e não com um frangote de bicicleta ! sentenciou a zelosa mãe.

José manteve uma expressão estoica durante o discurso inflamado da velha , puxou o "descanso" da bicicleta para cima , pôs as mãos no guidão e os pés nos pedais e sem rebater nenhuma das palavras daquela mulher , benzeu-se como sempre fazia ao sair para a rua e olhou o movimento dos carros na rua como também sempre fazia  , deu duas ou três pedaladas que o afastaram daquele lugar...

Comentários

Postagens mais visitadas