A Modernização da república dos paletós intocáveis

Como patriota e cidadão da república dos paletós intocáveis sinto-me obrigado a falar sobre os últimos atos do supremo cacique deste estéril rabisco democrático , pois a casa dos fazedores de leis está prestes a aprovar o segundo grande golpe sobre os "descamisados" desta desastrosa nação. Como bem sabeis , digno leitor , este nosso parlamento assemelha-se a um mercado, e estes  nossos legisladores estão sempre à venda , basta dar-lhes qualquer sorte de "presente" e eis que se tornam escravos do cacique-mor , aprovando qualquer tipo de lei que lhes for enviada , pouco lhes interessa se a lei trará benefícios ou matará a nação inteira de fome ! Esta é a lógica da política da república paletós intocáveis , o grande chefe distribui "prêmios" aos fazedores de leis , articula , promove jantares pomposos no seu palácio e dentro de pouco tempo está tudo acertado , calculam seus lucros e possíveis prejuízos como o fazem os  comerciantes e negócio fechado! Melhor escolha fariam estes nossos engravatados do parlamento se trocassem o parlamento pela Bolsa de valores , pois suas inauditas habilidades em transações financeiras são realmente inigualáveis. Mas por alguma razão acharam melhor transfigurar o parlamento num vil mercado que serve apenas aos seus interesses pessoais de enriquecimento , esquecendo-se do povo , que pacientemente aguarda as leis , que segundo os antigos romanos, deveriam conduzir os governantes a realizar o bem geral do povo ou o "bem público". Mas os nossos "paletós" são homens modernos , jamais lhes passaria pela cabeça aplicar um conceito tão obsoleto de como o estado deve tratar seu povo, preferem as lucrativas doutrinas de governo do capitalismo financeiro e o neoliberalismo importado da terra do Capitão América... Então o nosso honroso cacique-mor tomou a sábia resolução de modernizar a mais respeitável nação tropical , já tendo rasgado o "livro" dos direitos dos operários , após comprar todos os parlamentares que estavam à venda , dedica-se agora a nobre tarefa de condenar os "descamisados" a trabalhar com a bengala em mãos para que a "corte de Brasília" possa continuar sugando todo o trabalho do povo e o grande mandachuva deleite-se numa vida nababesca digna de um grotesco Luís XIV , junto com o seu séquito de parasitas . Mas nenhuma dessas catastróficas leis que sentenciaram o trabalhador deste feudo ensolarado à miséria social foram aprovadas sem a imprescindível ajuda da máquina retangular , que catequizaram estes nossos pobres tupiniquins a acreditar que tais "reformas" trarão com algum atraso as benesses da revolução industrial e colocará definitivamente um ponto final neste  inconveniente feudalismo do hemisfério sul . Desse modo , o nosso Luís XIV tupiniquim teve também uma eficiente máquina propagandística , lhe faltando apenas um pintor talentoso para transformar sua carranca enrugada num formoso galanteador caboclo!
Os franceses puseram um rei na guilhotina ... Mas os nativos da república dos paletós intocáveis são pacíficos e repudiam qualquer ato de descontentamento contra seus senhores ... Súditos exemplares que são jamais se amotinariam contra a condição de servilismo que lhes foi imposta , acreditam que a ordem das coisas deve mesmo ser assim , alguns poucos foram selecionados para dar ordens  e praticar toda sorte de abusos contra os mais fracos , e a estes resta apenas curvar-se e obedecer , rezando sempre "pelo bem do patrão e esquecer que está desempregado ... Você merece , você merece , tudo vai bem , tudo legal , cerveja , samba e amanhã Seu Zé ?!
Se como na letra do compositor Gonzaguinha , o carnaval acabar , certamente o povo da república dos paletós intocáveis achará motivo racional para rebelar-se contra seus caciques.

Comentários

Postagens mais visitadas