Um militar Kafkiano na provincia dos Caranguejos

Como já sabeis , caro leitor , a província dos caranguejos é parte indissolúvel da federação tupiniquim e sendo a menor entre as províncias da república dos paletós intocáveis, muito pouco se fala e se sabe sobre a recôndita e discreta província , muitos tupiniquins de outras regiões chegam mesmo a confundir a província dos caranguejos com a província dos "trios elétricos", que lhe é vizinha e além de ser muito maior em tamanho espacial, gerou alguns dos maiores músicos e espíritos intelectualizados da nação.
Mas o caso que vos irei contar é sobre minúscula província dos caranguejos , um fato que pela sua inverossimilhança remeteu-me as narrativas aparentemente absurdas escritas por Franz Kafka no inicio do século passado. Como nativo desta república esquálida , conheço as leis e normas que regem a sociedade tupiniquim e surpreendeu-me um fato eloquentemente esdrúxulo, espantoso , assombroso , bizarro e já me faltam adjetivos para tentar compreender a prisão de um cavalo por dano patrimonial! Escarafunchando os registros da história , pude ver que nem os atos bizarros dos Césares de Suetônio e nem a funesta tirania dos reis do antigo regime europeu se igualam a esse feito do século das máquinas e robôs , no qual os homens se consideram tão democráticos e ligados à ciência. Quando tomei conhecimento do incidente da prisão do cavalo , pus-me a gargalhar qual criança e não consegui mesmo relacionar tal acontecimento com os resultados do funcionamento normal de um cérebro humano... Mas eis que me mostraram a noticia descrita na imprensa e não havia escolha! Uma patente militar ordenou a seus subordinados que  aquele irracional ser fosse preso , pois foi flagrado num evidente desrespeito a um patrimônio material e infringira , portanto , a lei. Os militares meteram-se a cumprir a sua grande missão de manter a ordem pública e levaram o cavalo a delegacia , e depois como se fazem com os bandidos , jogaram-no numa cela! Custou-me algum tempo crer que um pobre cavalo fora atirado numa cela para bandidos , numa nação cujo oficio da rapinagem do dinheiro público é exercido despudoradamente pelos "doutores de gravata" e seu séquito de vassalos que ocupam os cargos de robustas remunerações do estado!Quando recuperei-me do choque pus a ler a noticia pela segunda vez e lá estava : cavalo preso por dano patrimonial.
Não pude conter os pensamentos que me levavam a narrativa do homem  que acordara de sonos intranquilos metamorfoseado num tipo de inseto brilhantemente escrita pelo escritor Kafka , um outro personagem de uma outra novela do mesmo escritor que fora condenado a pena de morte e sequer conhecia o motivo da dura sentença... Mas existe uma clara diferença entre este nosso militar tropical da província dos caranguejos e o escritor tcheco: enquanto aquele tornou uma aberração inverossímil num fato real , este nosso ilustre escritor do século passado empenhou-se em trazer à esta débil humanidade a inverossimilhança das ações humanas através da lucidez verossímil  e honestidade intelectual de suas narrativas literárias...    

Comentários

Postagens mais visitadas