Piedade seletiva



Preparava-me para um breve descanso no sofá a fim de entreter-me com a frivolidade incurável da máquina retangular, quando dei com a seguinte notícia: “ grupo X mata Y pessoas”, tudo isso dito num tom estoico que demonstrava pouca ou mesmo nenhuma indignação com aquele ato de barbárie. Esquadrinhei outros meios de informação como os jornais e a internet à busca daquela catastrófica notícia e deparei-me com linhas curtas e impassíveis, que delatavam o irreprochável bem fazer desse nosso jornalismo ocidental...

Fiquei desconcertado com a crueza e a objetividade da notícia! Há um mês, um outro grupo a que também chamam de terroristas havia assassinado habitantes da região central do velho continente e quase toda a humanidade chorou a morte daqueles franceses! Jornalistas descreviam o acontecimento com lágrimas e indignação, a todo momento soavam da máquina retangular as palavras bárbaros, covardia, irracionalidade, fanatismo e tantas outras que inconscientemente carregamos para nos referir ao povo de turbante, àqueles que não partilham os mesmos costumes e tradições do povo ocidental! Também nos comovemos com o holocausto dos judeus durante a segunda confraternização de pólvora numa avalanche de filmes produzidos pela américa dos cowboys que são culturalmente impostos ao resto do mundo como modelos de heroísmo .... Ah, os nossos cowboys do Norte não parecem ter mesmo boa memória pois nunca se lhes abateu qualquer crise de consciência pelo genocídio dos povos indígenas pelas duas bombas atômicas lançadas contra o povo dos samurais e certamente evocam a defesa das instituições democráticas quando enxergam aqui ou acolá um regime de governo que julgam ditatorial.... Embora o povo ocidental mire-se no espelho e veja um ser altamente civilizado, defendem seus valores com armas! Estupramos e incendiamos vilarejos no Vietnã e esse decrépito espelho de nada nos serve!!!

Os nigerianos mortos pelo grupo Boko Haram se nos apresentam como ratos! Não há piedade quando a pilha de cadáveres é negro e tem valores diferentes dos nossos ... Em verdade vos digo, se Cristo voltasse à terra e nos repetisse o sermão da montanha pela enésima vez nunca aprenderíamos o mais simples e básico dos seus ensinamentos: Ama o próximo como a ti mesmo!

Deixo aqui uma sugestão sensata aos grupos ditos terroristas: nunca matem africanos ou mulçumanos, pois o máximo que conseguirão são umas linhas desenxabidas da agência Reuters que serão repetidas nos vários veículos de informação! Se gostam dos holofotes e do glamour midiáticos precisam assassinar o que nós ocidentais consideramos civilizados!          

Comentários

Postagens mais visitadas