o soldado e a guerra

Abaixou a espada , observou-a por alguns instantes e a lançou contra um arbusto seco ...
-  por que me destes esta missão desonrosa de matar irracionalmente seres da minha própria espécie , por que não executas tu mesma o teu bárbaro trabalho ?

- Não compreendeste ainda as razões que fazem os seres da tua espécie derramar sangue com espadas ... Vós , descendentes da argila , que se consideram os senhores de todo o reino animal perguntam a mim por que não executo eu mesma as hecatombes do mundo ... Pois vou dizer-te caro soldado , que tudo o que fizestes aqui de nada te valerá , pois tu apenas segue os princípios e as normas dos descendentes de Adão! Nenhum de vós que são atirados como cães selvagens em campos de batalha sabeis quem verdadeiramente sou . Nasci antes que a primeira espada fosse forjada por tua decrépita raça de facínoras . Foste vós que me concebeste ! Nada tenho a dizer sobre mim mesma , visto que foram os seres de barro que espalharam todo esse sangue em todo pedaço de terra , não há um só grão de terra que escape a seus anseios de riqueza , glória , poder e oca erudição !

O soldado retirou os farrapos que lhe cobriam o peito , e percebendo que no destroçado resto de uniforme sobrava-lhe o símbolo do seu povo , rasgou-o , empenhando-se tanto nessa tarefa ,que o sangue começou a escorrer-lhe dos dedos e após um forte suspiro olhou para as ossadas espalhadas no campo aberto e num arrebato de lucidez respondeu num tom sereno a Guerra:
 - Mas sou apenas um soldado obedecendo ordens , nada tenho a ver com os grandes homens que me meteram nesta guerra, apenas cumpro minha missão que é matar o soldado de uniforme que carrega uma bandeira diferente da minha ... O único anseio do soldado é regressar a sua pátria com vida! A história é incapaz de mencionar nomes de soldados em seus pomposos registros ! Basta-lhe apenas dizer que um rei ou imperador venceu esta ou aquela guerra , não há espaço para soldados na história das guerras , uma cova aqui , outra acolá e sepultam nossas estórias com um pedaço de pedra  repleto de nomes desconhecidos colocados num museu ou qualquer lugar público!  

A Guerra , espantada com as palavras ditas pelo soldado deu o veredito:
-  O digníssimo soldado acaba de responder a  pergunta que me fizeste no início , pois é esta sede de honrarias, glória , ouro e poder que me gerou ... Fui concebida por vossas ambições de impérios , dinastias e metais ... Não atribua seu espetáculo de barbaridades e selvageria a Guerra , pois que nada posso fazer sem a espada forjada por vós , espécie de seres famintos de sangue! Acabemos logo com essa infrutífera discussão , pois ainda há muito sangue a ser derramado!






































Comentários

Postagens mais visitadas